24 de dezembro de 2011

Vazio...


Eu não queria no dia de hoje vir falar de coisas tristes... mas preciso desabafar...
No último sábado (17 de dezembro de 2011), a morte visitou minha casa. Era bem de madrugadinha quando ela veio tirar de nós o meu pai...
Hoje, passei o dia na tortura de lembrar os momentos do sábado passado... cada vez que olhava no relógio, inconscientemente eu me transportava e vivia os momentos pela lembrança do que havia acontecido, minuto a minuto... tive que me segurar para não desestruturar a mim e a todos que vivem comigo.
Há cerca de 4 meses, já não se sentindo bem, meu pai fez alguns exames que diagnosticou um câncer de pulmão. Logo iniciou o tratamento no Hospital de Câncer de Barretos, que aliás, muito foi elogiado pelo tratamento e atendimento.
Otimista e esperançoso, não faltou a um dia de consulta ou tratamento, bem como não deixou de ir ao trabalho por nenhum dia que estivesse na cidade, mesmo debilitado pela quimioterapia.
Chegou a fazer 3 aplicações... da última ele havia chegado na quinta feira, trabalhou na sexta e no sábado partiu.
Muitas pessoas se fizeram importantes neste período... parentes que ajudaram financeiramente, com apoio, com acompanhamento (a irmã dele Nívea, meu cunhado Sílvio e um amigo da familia Divininho, em especial o acompanharam nas viagens).
 Mas eu jamais conseguiria medir o esforço e a dedicação de minha mãe... mesmo abalada com a notícia, se fez firme e acompanhou cada momento de pertinho, procurando meios pra amenizar o momento, uma comida diferente, um chá disso, outro daquilo, paciência pra passar pelos momentos nervosos.
Eu sempre pedi a Deus que se não houvesse a cura, que viesse o alívio da dor.
Prefiro aceitar o que a bíblia nos ensina quanto a existir um tempo para cada coisa: (Eclesiastes 3: 1-9)
" Para tudo há  um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus:
tempo para nascer, e tempo para morrer; tempo para plantar, e tempo para arrancar o que foi plantado;
tempo para matar, e tempo para sarar; tempo para demolir, e tempo para construir; tempo para chorar, e tempo para rir; tempo para gemer, e tempo para dançar; tempo para atirar pedras, e tempo para ajuntá-las; tempo para dar abraços, e tempo para apartar-se. 
Tempo para procurar, e tempo para perder; tempo para guardar, e tempo para jogar fora; tempo para rasgar, e tempo para costurar; tempo para calar, e tempo para falar; tempo para amar, e tempo para odiar; tempo para a guerra, e tempo para a paz."
A sementinha Wilson foi plantada, regada e adubada por Deus. Cresceu deu frutos e fez aqui neste mundo tudo o que lhe competia fazer. Missão cumprida. É hora de descansar em Deus e aguardar a volta de Cristo Jesus, onde nos reencontraremos e viveremos juntos, livres de todo mal que esta vida terrena nos sujeita. Creio nisso.
Deus continua conosco, no conforto, na fé que temos e na esperança de que a dor vai passar.

11 de dezembro de 2011

Aprendendo com Estevão.



Quando se fez necessário a escolha de mais 7 varões a fim de que trabalhassem na obra do Senhor, foi determinado que fossem "varões de boa reputação, cheios do espírito e de sabedoria." (Atos 6:3)
Fica bem claro aqui que não poderia ser qualquer um, pois lhe seriam "imputado a eles, grande negócio".
No versículo 5 é citado o nome dos sete escolhidos para fazer a obra do Senhor: "Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Felipe, e Procópio, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau." Observamos neste versículo que Estevão já se destacava dentre , os demais.

 Versículo 8: "Estevão cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo"
Versículo 10: "... Não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava."

Observamos que sempre que citado, Estevão é coberto de adjetivos que o torna diferente dos demais.
Estevão era cheio do Espírito Santo, Sábio, de Boa Reputação, Cheio de Fé e Poder, ousava e era usado por Deus. Com isso Estevão conseguia alcançar o coração dos filhos de Deus e causava neles a conversão.
Com esta boa obra, logo virou alvo de perseguição. Houve enganação e tocaia para ele. Todos queriam que ele negasse o poder de Deus. Mas Estevão, sendo quem era, jamais o faria.

Diante de tanta fidelidade ao Senhor, a fúria tomou conta dos inimigos de Estevão que o condenaram ao apedrejamento:
Atos 7:54-60 "E ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.
Mas ele, (Estevão), estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava a direita de Deus.
E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus.
Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos e arremeteram unâmimes contra ele.
E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram os seus vestidos aos pés de um mancebo chamado Saulo.
E apedrejaram a Estevão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu."

Permitam-me algumas observações:
Atos 7:54-60 "E ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.
A fúria e o ódio transformam o homem tira-lhe toda a capacidade de amar e os fazem agir como animais irracionais.
Mas ele, (Estevão), estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava a direita de Deus.
Em nenhum momento, até no mais difícil de sua vida, porque a esta altura  já sabia que iria morrer, Estevão deixou de elevar seus olhos para o Céu.
E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o filho do Homem, que está em pé à mão direita de Deus.
Estevão continuava a pregar, contando o que via propagava a verdade dos céus.
Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos e arremeteram unâmimes contra ele.
Quando se tem medo da verdade, os incrédulos fazem de tudo pra que a voz da verdade não seja ouvida.
E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram os seus vestidos aos pés de um mancebo chamado Saulo.
E apedrejaram a Estevão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
No momento mais doloroso, Estevão ainda se entregava a Deus, derramando seu espírito no altar.
E pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu."
Aqui Estevão nos ensina a perdoar... Estevão tinha todos os motivos para pedir a justiça de Deus pesando sobre aqueles opressores e assassinos, mas Estevão fez o contrário, pediu que Deus não lhes imputasse este pecado.

Estevão nos mostra com transparência o verdadeiro agir de um servo de Deus. Por mais que o mundo conspire contra, por mais que armem contra nós, por mais que seja doloroso o servir a Deus, pois o mundo não é feito só de bondade... mas Estevão nos mostra que é na dor que vemos a glória de Deus.
Em meio a pedradas que sentimos o agir de Deus em nossas vidas. Nestes momentos que Deus nos acolhe e nos conforta em seus braços.
Não precisamos morrer para demonstrar dedicação à obra do Senhor, mas viver como exemplos e testemunhas do amor de Deus.
Que Estevão seja exemplo da perseverança, que seus atos sejam modelos a serem seguidos por todos os filhos de Deus.
Sintam-se abençoados!!!!


O Senhor é contigo, por onde quer que andares...


Duvidar da promessa de Deus em nossas vidas é o mesmo que duvidar da Onipotência Dele.

Moisés quando foi chamado por Deus para a grande missão de tirar o povo de Israel do Rgito e livrá-los das mãos do Faraó, que os exploravam como escravos, Moisés se achou pequeno e incapaz, chegou a pedir a Deus que enviasse a outro (seu irmão Aarão) em seu lugar:
Êxodo 3:11 " Quem sou eu que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?"
Êxodo 4:13 "Ah! Senhor! envia por mão aquele a quem Tu hás de enviar."

Mas Deus havia feito propósito para Moisés e não para outro.

Deus precisou mostrar a Moisés sua capacidade de transformar galho em cobra para que acreditasse que estaria à frente daquela missão e que jamais o desampararia.

A obra do Senhor continua mesmo que cruzemos nossos braços e não queiramos mais fazer nossa parte, porque Deus levanta outros para continuarem a obra. Mas quando o caso é particular, quando sou eu e Deus, a coisa é diferente.

Podemos até nos sentir incapazes, pequenos e desmerecedores de tanta responsabilidade confiada pelo Senhor, mas quando Deus faz planos em nossas vidas, por mais que resistamos, se confiarmos e acreditarmos que quem está no controle pode tudo, o plano vai se cumprir.

Moisés atravessou maus pedaços com o povo de Israel, não podemos deixar de citar por exemplo as 10 pragas do Egito, mas quando Deus está na Frente é necessário apenas marchar... ir em frente, porque o Poderoso dos Céus e da Terra está abrindo caminho.

Assim como teve momentos difíceis, teve tb a graça de Deus sobre eles. De dia uma uma coluna de nuvem e a noite uma coluna de fogo que os guiava. (Êxodo 13:17-22)

Se atentarmos às palavras de Deus que nos guia firmemente, nos dá sombra e luz quando mais precisamos, se deixá-lo no controle, atravessaremos grandes mares e marcharemos avante às bênçãos prometidas.

Deus não é o Homem para que minta. Ele prometeu estar conosco em todos os momentos, e está.

Vejam as lindas palavras ditas a Josué, que após a morte de Moisés teve a missão de continuar guiando o povo de Israel, desta vez pelo Rio Jordão: Josué 1:5-9
"Nenhum se susterá diante de ti, todos os dias da tua vida: como fui com Moisés, assim serei contigo. Não te deixarei nem te desampararei.
Esforça-te e tem bom ânimo: porque tu faras a este povo herdar a terra que jurei a seus pais que lhes daria.
Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda,  a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
Não se aparte da sua boca o livro desta lei; antes medita  nele dia e noite, para que tenhais cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho e então prudentemente te conduzirás.
Não to mandei Eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares."

O ânimo dado por Deus a Josué, é também ofertado a nós. Se o fardo está pesado, se a luta está difícil... faça a sua parte que Deus garante a vitória.

Quando Deus diz "esforça-te" ele quer que façamos nossa parte com ânimo e motivados , porque se acreditamos que Deus é quem pode tudo, a vitória é certa.

Pedras de tropeço e palavras de desânimo sempre teremos pelo caminho, mas que ecoe em nosso coração a promessa de que Deus é conosco. Assim a força para continuar e cumprir com a travessia será inabalável.

Se Moisés tivesse insistido no pensamento de que era pequeno e incapaz de livrar o povo de Israel das mãos do Faraó, e se recusasse a fazê-lo, Deus designaria outra pessoa para ser instrumento do seu poder.
Pela fé imagino Moisés vendo tudo acontecer e pensando: "Era pra ser eu!"

Muito podem assistir aos Milagres do Senhor, mas poucos podem viver estes Milagres.

Que possamos, cada um, abrir seu próprio mar, conforme designado por Deus.
Que os Milagres do Senhor sejam vistos e testificados por seus filhos de maneira que contagie o mundo todo.

Sinta-se Capaz! Deus conta com você!